27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Zimbabwe aceita devolver terras a fazendeiros brancos

PARTILHAR
FONTE:JA

O Governo zimbabweano está a elaborar um plano para possibilitar a devolução, a milhares de fazendeiros brancos, das terras que lhes foram violentamente retiradas entre 2000 e 2001, noticiou, ontem, a BBC.

Na altura, o então Presidente Robert Mugabe, ordenou a expropriação das terras que estavam ocupadas por fazendeiros brancos, entregando-as a antigos combatentes negros, com o argumento de que não estavam a ser cumpridos os acordos de Chantam House, assinados com o Reino Unido, por ocasião da proclamação da Independência do Zimbabwe.

A partir daí, o país africano entrou numa fase de declínio económico motivado pelas sanções impostas por numerosos países europeus como forma de protesto para com essa política de expropriação. Esta semana, de acordo com a BBC, o Governo do Zimbabwe emitiu uma nota a dizer que esses fazendeiros poderão, agora, requerer a devolução dessas terras.

Além de alguns zimbabweanos, centenas desses fazendeiros são europeus, a maioria naturais da Holanda, Inglaterra e Alemanha. Numa declaração conjunta assinada pelos ministros das Finanças e da Agricultura, o Governo assinala a vontade de devolver algumas dessas terras e de proceder a reparações financeiras, como forma de compensar os fazendeiros pelos prejuízos acumulados com a ocupação das terras por força do programa criado por Robert Mugabe.

Sem prazo limite para terminar, esta disponibilidade do Governo zimbabweano era uma exigência da Europa e dos Estados Unidos para procederem ao levantamento conjunto das sanções impostas há mais de duas décadas e que contribuíram para que o país mergulhasse num profundo abismo económico.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

China avança na corrida para obter lítio de África e investirá 2,8 mil milhões de dólares em lítio e energia no Zimbabwe

As empresas chinesas receberam licenças no terceiro trimestre que poderão gerar um fluxo de investimento de 2,79 mil milhões...

Empresa de Dubai vai gerir um quinto da área territorial do Zimbabwe para projetos de créditos de carbono

A Blue Carbon, uma empresa sediada no Dubai, assinou um memorando de entendimento com o Zimbabwe para gerar créditos...

Zimbabwe: Líder da oposição denuncia “fraude” e intimidação nas eleições

O líder da oposição no Zimbabué, Nelson Chamisa, denunciou "fraude" e "obstáculos óbvios" nas eleições presidenciais e legislativas, "um...

Zimbabué: votação em curso, partido no poder confiante em reeleição

O ZANU-PF, no poder desde a independência em 1980, tem sido atacado pela oposição pela suposta repressão ao longo...