Presidente ucraniano voltou a pedir retirada de estatuto permanente à Rússia e “ações específicas” do Conselho de Segurança
Volodymyr Zelenskyy diz que o veto russo faz com que o Conselho de Segurança da ONU seja “ineficaz”.
Um dia depois de discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, pela primeira vez em pessoa desde o início da guerra, o presidente ucraniano voltou a pedir, numa sessão especial do Conselho, que seja retirado o estatuto de membro permanente à Rússia.
Zelenskyy propôs também “ações específicas” por parte do Conselho de Segurança, como a exigência de uma retirada completa das forças russas.
Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia:”A Assembleia Geral da ONU deveria ter um poder real para ultrapassar o veto. Este será o primeiro passo necessário se for impossível parar a guerra, porque todos os esforços são vetados pelo agressor ou por aqueles que apoiam o agressor.”
Apesar de uma grande expectativa acerca de um possível face a face entre Zelenskyy e o chefe da diplomacia russa, os dois não se cruzaram, já que um deixou a sessão antes do outro chegar. Mas Sergei Lavrov também abordou diretamente a questão do veto russo.