Seis embarcações de pequeno porte foram apreendidas pela Polícia de Guarda Fronteira, no município do Soyo (Zaire), por prática de pesca ilegal, afirmou este sábado, em Mbanza Congo, o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo,
Em declarações à Angop, o oficial da polícia referiu que as respectivas embarcações tinham a bordo 24 cidadãos, dos quais quatro angolanos e 20 congoleses democráticos, que praticavam a pesca ilegal.
Luís Bernardo informou ainda que no interior dessas embarcações foram encontrados mil e 80 bidões vazios de 20 a 250 litros, que serviam para o transporte de combustível contrabandeado a partir do município do Soyo.
A apreensão dessas embarcações de fabrico artesanal, explicou, resulta das acções de patrulha desenvolvidas pelas forças policiais ao longo do rio Zaire, divisória entre o município do Soyo e a RDC.
Os infractores, segundo o porta-voz da corporação, serão nos próximos dias encaminhados ao Ministério Público para a tramitação processual.
A província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central (RDC), dos quais 150 fluviais (Rio Zaire) e 180 terrestres.