24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Xi Jinping reconduzido na liderança do Partido Comunista Chinês

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

Há muito que se sabia que Xi Jinping iria continuar no poder na China, quiçá eternamente, mas só este domingo o homem mais poderoso no país desde Mao Tsé-Tung foi reconduzido oficialmente como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, dando início a um terceiro mandato de cinco anos.

Nomeado após uma reunião como o novo Comité Central do Partido, escolhido no Congresso que chegou ao fim este sábado, Xi Jinping agradeceu a confiança depositada pelos delegados partidários e prometeu trabalho para estar à altura das responsabilidades e das expectativas do povo chinês.

A nova hierarquia coloca Li Qiang como o novo número dois do partido e o mais que provável sucessor de Li Keqiang como primeiro-ministro. A escolha do autarca de Xangai após o caos vivido na cidade chinesa durante o confinamento forçado, motivado pela covid-19, mostra que Xi Jinping valoriza acima de tudo a lealdade.

Os sete novos elementos do Comité Permanente, todos homens, são vistos como aliados do líder chinês, um cenário que se repete no novo Comité Executivo. O politburo de 24 elementos também é 100% masculino (o que não acontecia há 25 anos) e também está repleto de lealistas.

O surpreendente afastamento do antigo Presidente Hun Jintao, no encerramento do Congresso, é visto como prova de um país que fala cada vez mais a uma só voz: a de Xi Jinping.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...