24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Waldemar Bastos e Carlos Burity em grafismo na Ilha de Luanda

PARTILHAR

O ponto final da Ilha de Luanda, um dos locais turísticos mais movimentado da capital angolana, principalmente em época balnear, desperta a atenção dos citadinos com imagens artísticas de grafismo, em ponto grande, em homenagem aos músicos Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Ambos faleceram nos dias 10 e 12 de Agosto, em Lisboa (Portugal) e Luanda, vítimas de doença.

 - portal de angola
Carlos Burity arquivo<br >FOTO NELSON MALAMBA

A iniciativa é da Fundação Arte e Cultura, que ilustrou as imagens dos dois ícones da música angolana e internacional em palco, um com uma viola na mão e outro com o microfone, atraindo as pessoas pela luminosidade das cores transmitidas pelas paredes pintadas num enorme tanque de água.

Apesar da interdição da época balnear em Angola, que deveria começar oficialmente no dia 15 do mês findo e aprazada para 15 de Outubro por força da Covid-19, o local está a ser motivo da permanência de centenas de cidadãos.

Fonte da Fundação Arte e Cultura disse à Angop que a iniciativa faz parte do programa do Festival Internacional de Arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e da luta contra o racismo “Change is in Unity”.

“A escolha destas figuras deve-se ao contributo na música angolana, passando a mensagem de luta, humildade e unidade nacional”, frisou.

Catorze criadores ligados a arte urbana, artes plásticas, fotografia e escultura estão envolvidos no projecto que tem como placo a Ilha de Luanda, distrito urbano da Ingombota.

Em Angola, o festival, que se enquadra no âmbito do projecto One Voice, está a decorrer online. Os artistas estão a trabalhar num regime de escala para garantir a segurança em função das medidas de prevenção contra a Covid-19.

O festival internacional apoiará e promoverá todos os meios de expressão visual, incluindo fotografia, arte de rua e escultura pública. A natureza ao ar livre reforça o valor que a arte existe para todos.

“Change is in Unity” é parte do projecto One Voice, um movimento social que promove a criação de festivais internacionais de arte ao ar livre, usando a arte pública como forma de inspirar e unir comunidades em todo o mundo.

Desde o seu lançamento, em Maio de 2020, a One Voive obteve parceiros globais em mais de quatro continentes, dez países, treze cidades, e continuaremos crescendo porque as mudanças estão unidas, referiu a mesma fonte.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Waldemar Bastos: Família, amigos e admiradores marcaram presença na missa de um ano sobre a sua morte (Vídeo)

Foi em ambiente de profundo pesar que a família do artista angolano Waldemar Bastos realizou a missa de um...

“Semba Original” de Paulo Flores, uma homenagem a Carlos Burity e Waldemar Bastos

Com o "Semba Original", "Ti Paulito" exprimiu a dor da perda, praticamente em simultâneo, de dois mestres da arte...

Crianças da Ilha retomam aulas presenciais na Fundação Arte e Cultura

O ciclo formativo de Artes Plásticas para crianças e adolescentes havia sido interrompido, devido às medidas impostas pela pandemia...

Lalipo tchiwa, Waldemar

Quando a notícia chegou, foram muitas as interrogações e as reflexões sobre tudo. Sobre a vida, a nossa existência,...