A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu hoje, terça-feira, Rosa Roque, mentora do grupo musical “As Gingas do Maculusso”, e a secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA), Deolinda Teca.
À saída do primeiro encontro, Rosa Roque referiu à imprensa o interesse da Vice-presidente nos aspectos ligados à cultura tradicional e popular, bem como o facto de valorizar bastante o grupo e o trabalho das “Gingas do Maculusso”, manifestado o seu interesse de vê-las bem referenciadas no projecto Semba, como património mundial imaterial.
O encontro, realizado em Luanda, enquadrou-se no âmbito da Comissão Nacional Multi-sectorial para Salvaguarda do Património Cultural Mundial e na inscrição do semba como património mundial imaterial, assim como no processo de inventário deste género de música e dança (semba).
Fez saber que, enquanto directora artística e promotora de espectáculos, está satisfeita pelo facto de a Vice-presidente manifestar interesse em apoiar e contribuir para que os projectos aconteçam, com destaque para um Festival Infantil e o show Delírio Musical (previstos para esse ano), cujo objectivo é o de envolver os grandes nomes do semba e outras correntes importantes da música popular e tradicional.
Com a Vice-presidente, adiantou, falou igualmente da previsão de lançamento de um livro sobre o processo de hemodiálise em Angola, a que tem sido submetida, destacando a seriedade e aposta das autoridades no tratamento dos doentes que necessitem deste tipo de apoio, daí o livro ser o seu testemunho.
De igual modo, manifestou a sua satisfação pelo facto de ter constatado que a Vice-presidente está interessada em trabalhar com a classe artística para junto da banca e das entidades que gerem a economia nacional, ajudar a receberem apoio com facilidade.
Rosa Roque é a mentora do grupo As Gingas do Maculusso que começou o seu percurso em 1983, num dos programas infantis da Rádio Nacional de Angola.
Ainda hoje, a Vice-presidente da República recebeu a secretária-geral cessante do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA), com quem abordou aspectos relacionados com a contínua parceria entre as igrejas e o Executivo na realização de causas sociais, com enfoque principal na mulher e na criança.
À imprensa, Deolinda Teca, que deixa o cargo em 20 de Abril deste ano, disse que foi ao encontro da Vice-presidente da República para abordar assuntos ligados à mulher e à criança, e a perspectiva de se realizar projectos ligados à rapariga.
Fez saber que a igreja tem estado a desempenhar o seu papel, mas o objectivo principal foi de reforçar a cooperação e o compromisso de continuarem a trabalhar nesta vertente, “porque se queremos ter um país em que os valores são realmente respeitados, é necessário que trabalhemos a partir da base, com as crianças, adolescentes e jovens”.
Durante o encontro, Deolinda Teca apresentou um projecto de criação de uma escola que, dentro de alguns dias, vai albergar algumas crianças e até adolescentes, a ser instalado no distrito urbano dos Ramiros, no município de Belas.
Informou que o projecto vai ajudar as comunidades, pelo que contam com o apoio do Governo para ensinar as pessoas a ler e a escrever, assim como os valores morais e cívicos que devem ser preservados a partir da fase inicial.
A 20 de Abril deste ano, Deolinda Teca irá deixar o cargo que ocupou durante dois mandatos de cinco anos cada um para o reverendo Vladimir Agostinho, eleito durante a 23ª Assembleia Geral do CICA, realizada em Fevereiro desde ano para um mandato de 5 anos.
O CICA comemorou no dia 24 de Fevereiro 47 anos de existência e elegeu o oitavo secretário-geral, desde a sua fundação em 1977.
Cumbi Júnior, Presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Angola foi igualmente recebido hoje pela Vice-presidente, tendo aproveitado o encontro para fazer o convite oficial para a Conferência Nacional das Jovens Mulheres Empresárias de Angola, que se realizará sábado (dia 16), em Luanda, com o tema “O papel da liderança feminina no processo de diversificação económica e social do país”. PA/SC/ADR