A vice-presidente da República, Esperança da Costa, encorajou hoje, quinta-feira, os criadores e inventores angolanos a prosseguir com o trabalho de pesquisa em prol do desenvolvimento do país.
Esperança da Costa manteve nesta tarde um encontro com a delegação angolana que conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze, na Edição de 2022 da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos de Nuremberga, Alemanha.
No final da audiência, o coordenador da participação angolana na Feira Internacional de Ideias e Inovações (IENA), Padoca Calado, disse ter sido um incentivo para os criadores melhorarem os resultados alcançados “extremamente positivos”.
Disse que a vice-presidente da República prometeu dar apoios para viabilizar as invenções de criadores e inventores de Angola, o único africano que participa na feira da IENA desde 2009, ombreando com representantes de países como os EUA e da China.
De acordo com Padoca Calado, trata-se de invenções desenvolvidas por jovens, com impacto social “muito forte”, que podem ajudar a população e o país, alguns dos quais já a funcionar no Namibe na avaliação da qualidade dos solos.
A inventora Ana Martins, também estudante da Universidade Agostinho Neto, contou ter levado três projectos, sendo um sobre denúncia de violência doméstica, um para encontrar doadores de determinado grupo sanguíneo e outro para orientação sobre o taxi certo a apanhar.
Bernardo Caritoco disse que apresentou um projecto de produção de adubo orgânico e de combate à praga, a partir do lixo, que já está a ser aplicado no Cunene, com impacto na protecção ambiental, evitando o uso de fertilizantes químicos.
O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, admitiu a possibilidade de repensar nos apoios aos inventores, bem como na mobilização de patrocínios para reforçar o apoio do Executivo.
Eugénio da Silva informou que foi equacionada a possibilidade de se criar uma “task force” para futuras e dignificantes participações em exposições e o devido apoio para a continuidade dos seus projectos com o envolvimento de entidades e empresas interessadas nos projectos.
Entre os projectos premiados destacam-se também o de purificador de ar permanente em escolas e escritórios e semáforo inteligente com projecção holográfica.
ANGOP