27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Vice-Presidente anuncia fundo para melhoria do ensino superior

PARTILHAR

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou esta quinta-feira, na província do Huambo, um fundo de 200 milhões de dólares norte-americanos para aumentar o acesso ao ensino superior no país e garantir a qualidade neste subsistema.

Esperança da Costa, que falava durante um encontro com a comunidade académica, no quadro da visita de trabalho nesta província, informou que o fundo foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, numa parceria com o Banco Mundial.

Segundo a Vice-Presidente, o fundo visa, ainda, fortalecer a gestão de novos cursos, pós-graduação, harmonização curricular e equidade do género.

Esperança da Costa disse ser igualmente objectivo salvaguardar a qualidade do sub-sistema de educação, a nível do ensino geral, pelo que se vai investir nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED).

Apontou como prioridades os ISCED das províncias do Huambo, Huíla, Uíge e a Escola Superior Pedagógica do Bengo, bem como a aposta nas competências digitais.

“O Executivo vai continuar a investir na formação de quadros na nossa academia”, afirmou, sublinhando que o Huambo sempre foi reconhecido como um dos maiores centros académicos de Angola, à par de Luanda e da Huíla.

De igual modo, referiu que o Governo mantém o engajamento na busca de soluções para as dificuldades da população, para que esta conheça uma vida melhor e tenha um futuro mais risonho.

Em trabalho na província desde quarta-feira, a Vice-Presidente disse testemunhar evolução do Huambo em várias vertentes, sobretudo o assinalável progresso no subsistema do ensino superior, pelo que manifestou satisfação.

Esta quinta-feira, deu seguimento a jornada de auscultação das preocupações em algumas instituições do ensino superior, nomeadamente as faculdades de Ciências Agrárias, Medicina, Direito, o Instituto Politécnico, a Escola de Formação Especial, o ISCED, no Centro de Formação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e no hospital municipal do Huambo.

Para sexta-feira, último dia da sua visita na província, está reservada deslocação ao município de Cachiungo, onde vai visitar as obras do campus universitário, a missão evangélica, a estação de tratamento de água e manterá um encontro com a mulher rural.VC/VM

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Vice-presidente recebe Rosa Roque e Deolinda Teca

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu hoje, terça-feira, Rosa Roque, mentora do grupo musical “As Gingas do...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...