26 C
Loanda
Sábado, Outubro 19, 2024

Veteranos de guerra no Huambo “não sentem os benefícios da paz”

PARTILHAR

liberty chiyaka secretário provincial da unita no huambo foto: ap - portal de angola
Liberty Chiyaka secretário provincial da UNITA no Huambo
Foto: AP
Os veteranos de guerra no Huambo dizem que não sentem os benefícios da paz alcançada em Angola, há 11 anos e acusam o governo angolano de não ter cumprido com os acordos de paz.

O político que falava aos jornalistas à margem das celebrações do dia da paz em Angola que decorre, amanhã, quinta-feira, disse haver grandes focos de instabilidade em Angola que deixam o país em situação de alto risco.

“Não pode haver paz social quando aqueles que fizeram a paz militar, nomeadamente os ex-militares das FALA e FAPLA, estão deitados ao desprezo, humilhação e indigência ”.

José Jaime, um ex-militar disse à Voz da América que o governo não cumpriu com o estipulado nos acordos de paz. Aquele veterano de guerra contou ainda que como nos tempos de guerra muitos dos seus companheiros lutam ainda pela sua subsistência. As viúvas e esposas também foram excluídas do processo de reintegração, notou acrescentando que sozinhas elas arcam com o peso da sua própria sobrevivência e dos seus filhos.

“Não temos paz social, gostaríamos que nós os ex-militares que lutamos com armas nas mãos, tivéssemos também a paz social” disse Jaime acrescentando que “hoje só paz social para uns poucos e aqueles que lutaram com armas nas mãos não (a) têm.”

Chiyaka acredita que o sucesso da transição da guerra para paz duradoura depende do respeito pelos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos e dos ex-combatentes. Deu como exemplo os tumultos do dia 27 Março em que os veteranos de guerra entraram em confronto com polícia antimotim e fizeram reféns por algumas horas.

“Queremos efectivamente que a paz se efective e que alguns focos de instabilidade como o aconteceu no dia 27 de Março quando os ex-militares levantaram-se sejam resolvidos. Queremos apelar as autoridades angolanas assumam o seu papel.”

(voaportugues.com)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Israel confirma morte do mentor do ataque de 7 de outubro

Israel confirmou nesta quinta-feira que matou o líder do Hamas e cérebro do ataque de 7 de outubro de...

Angola Estado da Nação 2024: João Lourenço destaca endividamento responsável

(Actualizado) Com pouco mais de duas horas de duração, o “Discurso sobre o Estado da Nação” que o Presidente João...

A Era do Petróleo está a terminar? AIE diz que sim

A Agência Internacional de Energia (AIE) reafirmou as projecções de que a procura de todos os combustíveis fósseis irá...

Coreia do Norte confirma que dinamitou ferrovias e estradas que a ligam ao Sul

A Coreia do Norte confirmou que dinamitou trechos de estradas e ferrovias que ligam o país à Coreia do...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema