24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Ventos fortes, trovoada e granizo danificam 500 casas em Moçambique

PARTILHAR

Cerca de 500 casas, a maioria de construção precária, e serviços públicos sofreram danos no temporal de sábado em Chimoio, no centro de Moçambique, que matou cinco pessoas, disseram as autoridades à Lusa no mais recente balanço.

Um total de 10 famílias estão em abrigos temporários, criados pelo Governo, e outras 29 recebem assistência alimentar.

O vendaval destruiu ainda três postos de saúde, duas escolas e oito locais de culto religioso nos distritos de Chimoio e Gondola, segundo o balanço do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

“Já há lições de eventos anteriores: estes fenómenos repentinos vão ocorrer sempre em Manica”, região afetada, disse à Lusa Alexandre Tique, delegado provincial do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

“Precisamos de nos começar a adequar a estes eventos com a manutenção das residências, precárias ou convencionais”, acrescentou.

Em 2017, também a 10 de Outubro, um vendaval com as mesmas características provocou destruição severa na cidade de Chimoio.

Cinco pessoas morreram no sábado, quatro devido ao desabamento de casas e muros e uma atingida por um raio, durante a passagem, no sábado.

Outras cinco pessoas sofreram ferimentos depois de as suas residências terem desabado durante o fenómeno meteorológico, que juntou ventos fortes, trovoada e chuva de granizo.

O temporal movimentou-se para norte e no domingo provocou 17 feridos no distrito de Gurue, província da Zambézia.

Naquela zona houve também desabamento de casas e destruição de infra-estruturas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...