26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Venezuela recebe outro envio de ajuda humanitária da Cruz Vermelha

PARTILHAR

AFP

Um quarto carregamento de ajuda humanitária chegou nesta sexta-feira (9) à Venezuela, procedente do Panamá, informou a Cruz Vermelha, que já soma 100 toneladas de assistência enviadas ao país com o objectivo de mitigar a profunda crise.

A remessa, que chegou ao porto marítimo de La Guaira, 30 km ao norte de Caracas, contém 11 toneladas de insumos médicos, mosquiteiros para combater a malária e sistemas automáticos de geradores eléctricos, segundo um comunicado da organização.

“Com esta ajuda, queremos chegar a quem mais necessita de forma neutra, imparcial e independente”, disse Mario Villarroel, presidente da Cruz Vermelha venezuelana, citado no texto.

A primeira carga de ajuda, com 34 toneladas, chegou em Abril, pouco depois de o presidente Nicolás Maduro acordar com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na entrada da ajuda para este país castigado pela pior crise de sua história recente.

Esta quarta remessa segue a outros que chegaram em Junho e Julho.

“São insumos geridos pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho através do centro logístico da Federação no Panamá”, explicou à AFP um porta-voz do organismo.

A ajuda foi distribuída em 24 centros de saúde em 16 estados da Venezuela, com o objectivo de beneficiar 650.000 pessoas ao ano, destacou o comunicado.

A Venezuela sofre com um delicado quadro de hiperinflação, que terminará 2019 em 1.000.000%, segundo o FMI.

A crise encontra sua face mais frágil na dificuldade em encontrar medicamentos, alguns escassos, e outros inatingíveis para a maioria da população.

Maduro e seus aliados atribuem as carências às sanções impostas pelos Estados Unidos, que se intensificaram nesta semana com um bloco a seus activos no país norte-americano e acções contra qualquer empresa que negocie com o governo socialista.

Washington pressiona pela queda de Maduro, a quem considera ilegítimo, e reconhece, junto com 60 países, a Juan Guaidó como presidente interino.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Centro Carter apresenta atas das eleições venezuelanas na OEA

O Centro Carter apresentou nesta quarta-feira (2) ante a OEA “atas originais” das eleições na Venezuela que “demonstram” a...

A Venezuela de Maduro ‘é insustentável’, afirma líder opositora

María Corina Machado liga a câmera. Atrás dela, o fundo neutro de suas últimas aparições desde que passou à...