Detectada pelo menos em 17 países a variante indiana de Covid-19 preocupa as autoridades sanitárias em França, onde três casos, foram identificados, de pessoas recentemente regressadas da Índia. Na origem da degradação da situação sanitária na Índia, a referida variante foi detectada no sudoeste e no sul da França.
Três casos de variante indiana da Covid-19 foram detectados nas regiões de Nova-Aquitânia, Lot- et-Garonne e na cidade de Bordeaux.
Segundo a Agência Regional de Saúde, os três pacientes estão bem, sem sintomas graves da doença e sob quarentena nos seus domícilos.
De acordo com Benoît Elleboode, director da referida agência, os casos são de pessoas que se deslocaram recentemente à Índia.
Os três pacientes que tinham viajado para a Índia, um deles por motivos profissionaisforam detectados com a variante indiana de Covid-19.
A também chamada variante B.1.617, detectada pela primeira vez na Índia e suspeita de ser mais contagiosa que as anteriores cepas do coronavírus, é tida como sendo parcialmente responsável pelo novo surto devastador que afecta o país do sudeste asiático.
Segundo a Organização Mundial de Saúde a citada variante do coronavírus foi detectada em 17 países, dos quais vários na Europa.
Os epidemiologistas receiam que a variante indiana, reduza a eficácia das vacinas anti-Covid, à semelhança do que acontece com as congéneres sul-africana e brasileira.