O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), José Laurindo, afirmou, esta terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que a instituição sindical está a trabalhar para revitalizar a sua estrutura de base, com vista a defender melhor os seus filiados.
Em declarações à imprensa, José Laurindo, que visita a província, sustentou que tal desiderato passa essencialmente na auscultação dos seus membros e gizar melhores programas que tenham impacto na defesa dos trabalhadores.
O responsável explicou que para o sucesso da empreitada, espera contar com o envolvimento de todos os sindicatos filiados na UNTA, com vista a fortalecer a organização.
Sublinhou que um dos objectivos da sua visita à Lunda Sul, prende-se na constatação do funcionamento da insituição, bem como criar condições dignas para a realização da segunda reunião ordinária da UNTA, a ter lugar este ano em Luanda (capital do país).
Por turno, o secretário provincial da UNTA na Lunda Sul, Tanda Sacaumba, apresentou na ocasião algumas dificuldades que a organização se debate, com destaque a falta de transporte, infraestuturas e sua extensão nas sedes municipais.
Disse que a UNTA na província está activa e participa em todas as actividades educativas e em actos que visam defender o interesse do trabalhador.
A UNTA na Lunda Sul controla nove sindicados, com destaque para o Sindicatos dos Professores, Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, dos Bancários, Enfermeiros, Saúde, Administração Pública e Comité das Mulheres Sindicalizadas, com um total de mil 190 filiados.