O presidente da UNITA, Adalberto da Costa Junior, defende que a Mensagem sobre o Estado da Nação deve conter uma radiografia fiel do país e apontar soluções para a vida de cada um dos angolanos.
Em nota que a ANGOP teve acesso, divulgada no quadro da abertura, este sábado, do ano legislativo da Assembleia Nacional, ocasião em que o Presidente da República, João Lourenço, faz uma Mensagem sobre o Estado da Nação, Adalberto Junior afirma que Angola tem tudo para vencer.
Neste sentido, defende que o governo de Angola tem a obrigação de garantir, a cada jovem, a oportunidade de se formar, a protecção do Estado e e a sua realização profissional.
Para tal, o líder da UNITA considera como prioritário a consolidação da democracia, respeito pelas liberdades e o desenvolvimento do país.
Augura que na sua intervenção, João Lourenço apresente, de forma clara, programas prioritários para o combate à pobreza, concepção de créditos bonificados e a implementação das autarquias, para o ano de 2023.
“As autarquias são também uma garantia do combate à fome, à pobreza e ao desemprego, porque representam um caminho único de contribuição para uma melhor escola, saúde, mais transparência e proximidade entre os governantes e os governados”, refere.
Por outro lado, Adalberto da Costa Júnior adianta que Angola inicia um novo ciclo político, na sequência das eleições gerais de 24 de Agosto último, vencidas pelo MPLA, que ditaram uma alteração da configuração do mapa político-partidário no país.