26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

União Europeia deverá financiar tropas do Ruanda e SADC em Moçambique

PARTILHAR

É agora uma certeza que a União Europeia vai financiar a presença de tropas do Runda e da SADC em Moçambique e tudo indica que o presidente Filipe Nyusi estava esta noite a caminho de Kigali para provavelmente discutir os termos desse apoio com o seu homólogo ruandês Paul Kagame.

Nyusi deixou Bruxelas, na quarta-feira (9) à tarde, e o avião que o transportou para a capital belga estava a caminho de Kigali com a chegada prevista para a meia noite local.

Não foi feito qualquer anúncio oficial da visita de Nyusi ao Ruanda, mas o portal Flightradar24, que monitora vôos no mundo, indicava que o avião que o transportou para capital Belga estava a caminho do Ruanda.

Em Bruxelas, o presidente moçambicano avistou-se com o dirigente da União Europeia Josep Borrell, e disse, depois do encontro, que ambos tinham discutido a situação de terrorismo no norte de Moçambique, incluindo a ajuda financeira para manter tropas do Ruanda e da SADC ali estacionadas.

O financiamento das operações militares na província de Cabo Delgado tem sido uma das questões mantidas no segredo, não se sabendo qual o custo das mesmas e quem tem estado a cobrir até agora esses custos.

A presença da companhia francesa Total na exploração de gás ao largo de Cabo Delgado é um incentivo ao apoio da UE, onde a França joga um papel de grande preponderância e influência.

A Total disse que só regressará às suas actividades quando a segurança da zona estiver garantida e para já isso é visto como só podendo ser garantido com a presença de tropas estrangeiras.

Anteriormente, o chefe das forças miitares da União Europeia, Hervé Bléjan, confirmou ao parlamento europeu que o Ruanda tinha pedido apoio financeiro para as suas tropas em Moçambique.

Bléjan disse, na altura, que Borrell estava “determinado a responder favoravelmente” a esse pedido.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ruanda cresceu em média 7.4% ao ano durante 23 anos, abrindo o caminho para o desenvolvimento sustentável.

O Governo do Ruanda e o Banco Mundial lançaram na quarta-feira um Memorando Económico intitulado “Caminhos para o Crescimento...

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...