Vida Extra Expresso
A agência espacial procura candidatas, entre os 24 e os 55 anos, que terão de comer, fazer exercício e tomar banho deitadas. O objectivo é perceber de que forma a massa óssea e muscular seriam afectadas durante uma viagem a Marte
Está à procura de emprego? Saiba que a NASA está a sondar, na Terra, 12 mulheres para um emprego de outro mundo. A missão das candidatas, entre os 24 e os 55 anos, consiste em permanecer na cama durante 60 dias, de forma a aferir os efeitos da ausência de gravidade, na massa óssea e muscular, sentidos durante uma futura expedição tripulada a Marte. O salário, esse, é também astronómico: 16.500 euros.
As seleccionadas vão começar a trabalhar a partir de Setembro, nas instalações do Centro Aeroespacial Alemão, na cidade de Colónia, juntando-se a uma dezena de homens já contratados para o estudo, iniciado em Março. Devem ter um bom estado de saúde – tabaco nem vê-lo -, medir entre 1,53 e um 1,90m e falar alemão.
Os participantes vão ter de comer, fazer exercício e até tomar banho sem nunca saírem da cama. “Isto faz com que os corpos se adaptem como se estivessem no espaço”, explica a NASA, em comunicado. Durante os dois meses podem ver séries, ler, assim como receber visitas de familiares e amigos.