24.8 C
Loanda
Sábado, Outubro 26, 2024

UE cogita prorrogação “flexível” de até 1 ano para o Brexit, diz autoridade

PARTILHAR

O presidente da cimeira de líderes da União Europeia, Donald Tusk, provavelmente oferecerá ao Reino Unido uma prorrogação flexível de até um ano para a data da saída do país da UE, com a possibilidade de uma partida mais cedo, disse uma autoridade de alto escalão do bloco.

A autoridade disse que a opção pode ser apresentada à primeira-ministra britânica, Theresa May, na cimeira da UE sobre o Brexit no dia 10 de abril em Bruxelas. Se May aceitar, o Reino Unido teria que realizar eleições para o Parlamento Europeu em maio, segundo a autoridade.

“A única saída sensata seria uma prorrogação longa, mas flexível”, disse o funcionário.

“Poderíamos dar ao Reino Unido uma prorrogação de um ano, encerrada automaticamente uma vez que o Acordo de Saída tenha sido aceite e ratificado pela Câmara dos Comuns”.

“E mesmo se isso não fosse possível, o Reino Unido ainda teria tempo suficiente para repensar sua estratégia do Brexit. Uma prorrogação curta, se possível, e uma longa se necessário. Parece ser um bom cenário para os dois lados, já que dá ao Reino Unido toda a flexibilidade necessária e evita a necessidade de se reunir a cada poucas semanas para voltar a debater prorrogações do Brexit”, disse.

A Comissão Europeia, que vem conduzindo as negociações da UE a respeito do Brexit com Londres, não quis comentar um novo adiamento possível da desfiliação britânica.

“O único jogo na cidade é o Conselho Europeu, que começará na quarta-feira às 18h”, disse o porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, referindo-se à cimeira de líderes da UE sobre o Brexit de 10 de abril.

“É uma questão hipotética, porque presume que existe uma prorrogação, o que nossos líderes ainda estão para ver”, disse Schinas em referência ao fato de que os 27 líderes nacionais de países da UE que permanecerão juntos após o Brexit precisam endossar unanimemente qualquer novo adiamento do Brexit para o Reino Unido.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Como o Reino Unido se tornou o primeiro país do G7 a eliminar totalmente a energia a carvão

A última central eléctrica alimentada a carvão do Reino Unido, Ratcliffe-on-Soar, em Nottinghamshire, encerrou no mês de setembro, pondo...

Reino Unido e Alemanha visam novo pacto de cooperação, enquanto Starmer reconstrói laços com a UE

A Grã-Bretanha e a Alemanha pretendem chegar a um acordo sobre um amplo tratado de cooperação como parte dos...

Reação do X a motins no Reino Unido pode ter impacto na investigação da Lei Digital, diz Comissão

Em dezembro de 2023, foi instaurado um processo judicial contra o X, que tinha conteúdos ilegais e desinformação na...

Novo chefe do governo britânico recebe a Europa para falar de segurança e imigração

Decorre nesta quinta-feira a quarta cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE) o Palácio de Blenheim, perto de Oxford, na...