A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje que a União Europeia assegurou a compra da potencial vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford, uma das cinco mais avançadas.
“A Comissão Europeia concluiu o primeiro acordo de compra de até 400 milhões de doses da futura vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Estamos empenhados em garantir a saúde dos europeus e dos nossos parceiros a nível mundial”.
O acordo prevê a compra de 300 milhões de doses da vacina em nome dos Estados-membros.da UE, com uma opção de compra de mais 100 milhões, caso a vacina se revele eficaz.
Em comunicado, a Comissão Europeia revelou ainda que continua a discutir acordos semelhantes com outros fabricantes de vacinas.
VACINA DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD E LABORATÓRIO ASTRAZENECA
A 1 de Julho , a equipa da Universidade de Oxford, que está a desenvolver a potencial vacina AZD1222 com o laboratório britânico AstraZeneca, afirmou ter alcançado um resultado encorajador nos testes clínicos com voluntários que desenvolveram uma resposta imunitária
Em declarações ao Parlamento britânico, a líder da equipa Kate Bingham recusou no entanto dar um prazo concreto para a finalização da vacina.
A 20 de Julho foi publicado na revista científica The Lancet o resultado encorajador da fase I/II dos ensaios clínicos.
A candidata a vacina já se encontra agora na fase II/III de ensaios clínicos em larga escala.
GOVERNO BRITÂNICO ASSEGUROU COMPRA DE MAIS DUAS VACINA, NO TOTAL JÁ SÃO SEIS
Por seu lado, o Governo britânico assinou esta semana mais dois acordos para assegurar o fornecimento de vacina contra a Covid-19, anunciaram duas farmacêuticas norte-americanas. No total, o Reino Unido já assegurou a compra de seis potenciais vacinas.
A Johnson & Johnson afirmou que sua unidade Janssen Pharmaceutica fornecerá ao Governo do Reino Unido 30 milhões de doses da sua vacina candidata Ad26.COV2.S
O acordo de compra antecipada também oferece a opção para uma compra adicional de até 22 milhões de doses.
Por seu lado, a Novavax anunciou que o Reino Unido assinou acordo de compra de 60 milhões de doses de sua vacina candidata contra o coronavírus, NVX-CoV2373,
Com seis acordos assinados até agora, o Reino Unido e os Estados Unidos lideram a corrida global para fechar acordos com fabricantes de vacinas, numa altura em que a pandemia continua a alastrar.
O Reino Unido assegura 362 milhões de doses para uma população de 66 milhões.
Nenhuma das mais de 200 vacinas em desenvolvimento provaram eficácia.