26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ucrânia: Vala comum descoberta em Izioum

PARTILHAR
FONTE:RFI

A Ucrânia afirmou esta sexta-feira, 16 de Setembro, que uma vala comum com “cerca de 450 túmulos” foi descoberta na cidade de Izioum, recapturada às forças russas, na região de Kharkiv. Volodymyr Zelensky fala numa descoberta macabra e atribui a responsabilidades à “ocupação russa”.

Volodymyr Zelensky disse que o mundo deve saber o que provocou a ocupação russa na Ucrânia. As declarações do Presidente ucraniano são feitas no dia em que foi descoberta uma nova vala comum, “com cerca de 450 túmulos”, em Izium, uma cidade retomada aos russos recentemente, na sequência da contraofensiva ucraniana na região de Kharkiv.

Esta sexta-feira, o conselheiro da presidência ucraniana, Mykhaïlo Podoliak, escreveu nas redes socais que este é apenas um dos locais onde foi encontrada uma vala comum, acrescentando que “durante meses o terror, a violência, a tortura e as exações foram cometidas nos territórios ocupados”.

A ONU anunciou a intenção de enviar, nos próximos tempos, uma equipa a Izioum para investigar os alegados crimes de guerra.

As forças russas são acusadas pelas autoridades ucranianas de terem cometidas inúmeras exações nos territórios ocupados, nomeadamente em Boucha, nos arredores de Kiev, onde foram encontradas centenas cadáveres de civis. A Rússia rejeita estas acusações.

Em Junho, a polícia ucraniana estava a investigar a morte de mais de 12.000 pessoas, a maioria encontrada em valas comuns.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

UE obterá empréstimo de 35 mil milhões de euros para a Ucrânia através de ativos congelados da Rússia

Ursula von der Leyen anunciou uma iniciativa de vários milhares de milhões para ajudar Kiev a tapar o buraco...

Segurança máxima na Suíça na conferência de paz para a Ucrânia

Manter a segurança de mais de 50 chefes de Estado e de Governo não é tarefa fácil. A Suíça...

Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

G7 fecha acordo de US$50 bilhões para apoiar a Ucrânia

Os líderes do Grupo dos Sete (G7) chegaram a um acordo nesta quinta-feira para fornecer 50 bilhões de dólares...