O tumor maligno nos pulmões do presidente do Uruguai Tabaré Vázquez tem não é operável, informou a imprensa local nesta quinta-feira citando fontes médicas e políticas.
Segundo a mídia, citada pelo AFP, o tumor que afecta Vázquez tem metástases e inicialmente está fora da possibilidade de uma cirurgia.
Oficialmente, a Presidência da República informou que Vázquez iniciou um “tratamento de radiocirurgia em sua lesão no pulmão” e que “ele continuará cumprindo suas funções governamentais regularmente”.
O próprio Vázquez relatou sua doença em um comunicado à imprensa e, em uma entrevista subsequente, disse que vai concluir o seu mandato, que termina em 1º de Março, quando um novo presidente assumir.
O presidente apareceu em várias reuniões oficiais nos últimos dias.
O Uruguai realizará eleições gerais em 27 de Outubro e a Frente Amplio (esquerda), no poder desde 2005, busca alcançar o seu quarto mandato consecutivo.
Vázquez, oncologista de 79 anos que se tornou um ícone na luta contra o tabagismo, foi diagnosticado com câncer de pulmão duas semanas atrás, depois que um nódulo pulmonar foi encontrado num exame de rotina.