26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Tribunal Supremo de Angola ordena congelamento de mil milhões de dólares de Isabel dos Santos

Muito do patrimómio está sediado em Moçambique, Cabo Verde e São Tomé. Desconhece-se como estes países vão reagir

PARTILHAR
FONTE:VOA

A Câmara Criminal do Tribunal Supremo de Angola ordenou o congelamento de contas bancárias e participações em diversas companhias controladas por Isabel dos Santos num valor total de mil milhões de dólares, revela um despacho datado de 19 de Dezembro agora tornado público e assinado pelo Juís Daniel Modesto Geráldes.

Várias das companhias estão sediadas em países estrangeiros incluindo Moçambique, Cabo Verde e São Tomé Príncipe.

Assim o tribunal ordenou o congelamento de 70% das participações da empresa de telecomunicações de Moçambique MSTAR em que Isabel dos Santos “é beneficiária efectiva”, 100% das participações das empresas UNITEL T+ em Cabo Verde e UNITEL STP em São Tomé e Principe em que a arguida é também “beneficiária efectiva”.

Outras empresas abrangidas pela ordem do tribunal são a EMBALVIDRO em que o tribunal ordenou congelamento de 100% das participações sociais e de todas as contas bancárias, 70% das participações na empresa UPSTAR Comunicação e 100% das participações sociais nas empresas UNITEL International Holding e UNITEL International .

Num extenso documento de 28 páginas o tribunal detalhou as operações dessas companhias em que fundos da SONANGOL foram usados para financiar companhias controladas por Isabel dos Santos não usufruindo disso os rendimentos devidos de acordo com esses investimentos.

O documento afirma que para além dos mil milhões de dólares “foram apurados em sede de outros processos-crime um dano no valor 1.136.996.825,56 dólares”, mas estes valores não estão abrangidos nesta ordem

Desconhece-se como é que as autoridades judiciais angolanas querem fazer valer a ordem de congelamento às companhias sediadas em Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O despacho do tribunal diz que o Ministério Público pediu o congelamento desses mil milhões de dólares ao abrigo de leis angolanas e do “artigo 31 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

Sombra do #MeToo paira sobre indústria da música

Até agora, a indústria da música vinha se salvando de um acerto de contas com o movimento #MeToo, como...

Aeronave com grande quantidade de droga apreendida em Bissau

Polícia Judiciária não deu detalhes sobre origem e proprietário da droga, mas deteve cinco pessoas. A Polícia Judiciária (PJ) da...

Presos por narcotráfico na Arábia Saudita vivem aflitos à espera da execução

Em um presídio no norte da Arábia Saudita, Mohamed, assim como muitos condenados à morte por narcotráfico, vive angustiado...