26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Três em cada quatro crianças em Angola são pobres – UNICEF

PARTILHAR

Angop

Três em cada quatro crianças em Angola são pobres e estão privadas de pelo menos três serviços sociais básicos, disse hoje (quinta-feira), na comuna da Chipeta, município de Catabola (Bié) o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em Angola, Abubacar Sultan.

Ao falar por ocasião do lançamento do Programa de Transferências Sociais Monetárias em Angola, Abubacar Sultan, sublinhou que, apenas um porcento das crianças angolanas tem acesso a todos os serviços essenciais para o seu pleno desenvolvimento.

Segundo a fonte, o UNICEF reafirma o seu compromisso de continuar a apoiar o Governo de Angola no acompanhamento contínuo e na implementação de mecanismos de monitorização para garantir a sua expansão e sustentabilidade.

Para si, as crianças com menos de cinco anos de idade são um dos grupos mais vulneráveis e, no entanto, são a garantia de um futuro promissor para Angola.

Considerando que, é neste período que ocorre a fase mais importante do desenvolvimento de qualquer ser humano, sendo por isso fundamental começar este processo pelas famílias que têm sob a sua responsabilidade as crianças menores de cinco anos.

Segundo ele, o lançamento do Programa de Transferências Sociais Monetárias deve

garantir, que o marco da protecção social de Angola esteja consolidado através da aprovação da Lei e da política da acção social.

Para o asseguramento das Transferências Sociais Monetárias, exprimiu, o Governo e parceiros devem desenvolver acções que criem oportunidade para o desenvolvimento económico dos empreendedores rurais, bem como ter um sistema de informação forte e bem gerido e uma estratégia que permita medir os impactos desta e outras iniciativas

Frisou ainda que, a realização do primeiro pagamento, na comuna da Chipeta, município de Catabola, 52 quilómetros a Leste do Cuito (Bié), materializa assim o objectivo da inclusão social de crianças e as suas famílias em situação de vulnerabilidade, conformado com os princípios de promoção da equidade e da justiça social que norteiam o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022)

Entretanto, o Programa de Transferências Sociais Monetárias, denominado (Valor da Criança), até Dezembro de 2020, vai beneficiar 20 mil crianças menores de cinco anos, de 14 mil famílias dos municípios do Chinguar, Catabola (Bié) Lucussi, Camenongue (Moxico) Damba e na sede capital do Uíge.

O programa tem o financiamento da União Europeia (EU) no valor de 32 milhões de Euros, e conta com o apoio técnico do UNICEF, da Louis Berger.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

UNICEF reconhece esforço de Angola na garantia da saúde infantil

O representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em Angola, Antero Pina, destacou esta sexta-feira, na cidade...

Moçambique: UNICEF admite preocupação com desafios colocados às crianças

A representante da UNICEF, Agencia das Nações Unidas, não esconde a preocupação com algumas situações que afectam as crianças...

Mortes por má nutrição crónica de crianças disparam em Angola

A coordenadora da área da Desnutrição do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Joana Abraão, alerta, durante uma...

Unicef manifesta preocupação com uso de crianças-soldados por terroristas em Cabo Delgado

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reiterou na terça-feira, 16, a sua preocupação com o uso...