25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Tratamento da tuberculose aumenta nas unidades sanitárias

PARTILHAR

Trezentos e 95 pacientes com tuberculose iniciaram o tratamento de seis meses, no terceiro trimestre deste ano, em unidades sanitárias da província Cunene, mais 24 em relação ao igual período de 2021.

O aumento deve-se às acções de consciencialização da população sobre os sintomas e a importância pela procura contínua dos serviços de saúde, para o diagnóstico e tratamento da doença.

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à ANGOP, pela supervisora do Programa de Combate à Tuberculose no Cunene, Ricardina de Assunção, realçando que durante o período registou-se 12 óbitos, mais cinco que o igual período anterior.

A responsável fez saber que no decorrer do período, 82 pacientes ficaram curados e 92 abandonaram o tratamento antes dos seis meses, ao notarem melhorias.

Lembrou que os doentes não devem abandonar o tratamento, visto que o programa dispõe de fármacos suficientes e que são entregues regularmente para se evitar recaídas e agravar a saúde dos pacientes.

Ricardina de Assunção sublinhou que o programa está a trabalhar com as igrejas e autoridades tradicionais, no reforço das acções de sensibilização da população sobre as vantagens de completar a dose do tratamento.

Cunene conta com 146 unidades sanitárias, das quais 27 destinadas ao tratamento da tuberculose, nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Namacunde, Curoca, Cuvelai e Cahama.

ANGOP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mpox: Angola com risco elevado devido a fronteira com RDC

O Governo angolano considera elevado o risco de transmissão do vírus mpox no país, devido à "vasta fronteira" que...

OMS considera surto de varíola venérea na África uma emergência sanitária global

A Organização Mundial da Saúde declarou um surto de mpox de rápida disseminação na África uma emergência de saúde...

Ministro Eugénio Laborinho garante aumento dos níveis do policiamento de proximidade

O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, garantiu, este sábado, em Ondjiva, província do Cunene, o contínuo reforço do policiamento...

Uma ‘biofábrica’ de mosquitos na Colômbia luta contra a dengue e a desinformação

Em uma “biofábrica” de mosquitos em Medellín, alguns escapam de suas “jaulas” e picam os visitantes. Embora sejam idênticos...