Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump disse que vai dar luz verde a um acordo que permite ao Tik Tok continuar a operar no país, depois de ter ameaçado proibir a aplicação chinesa. O acordo consiste numa parceria entre a empresa chinesa com a Orcale e a Walmart, criando uma nova sociedade com sede nos Estados Unidos chamada Tik Tok Global.
A popular aplicação Tik Tok ,da empresa chinesa ByteDance, poderá continuar a operar nos Estados Unidos , sob novas condições, depois da pressão exercida pela administração Trump, para que a mesma fosse comprada por uma firma norte-americana, por alegadas razões de segurança nacional.
A ByteDance proprietária de Tik Tok deverá concluir um acordo com as firmas Oracle e Walmart, respectivamente nos planos tecnológico e comercial, de forma a que a popular aplicação continue a estar disponível nos Estados Unidos.
As autoridades de Washington e em particular o presidente Donald Trump, manifestaram a sua satisfação perante a futura parceria entre ByteDance, Oracle e Walmart, que segundo elas resolverá o problema de segurança nacional colocado por Tik Tok.
Saliente-se que as autoridades chinesas qualificaram a pressão, exercida pela administração Trump sobre Tik Tok, de puramente política e rejeitaram os motivos de segurança nacional alegados pelo chefe de Estado norte-americano.
O Ministério do Comércio dos Estados Unidos anunciou sábado que adiará até 27 de Setembro, a proibição de fazer o download de Tik Tok, que devia entrar em vigor no domingo.
Em defesa dos interesses nacionais, o Ministério do Comércio chinês decidiu a semana passada modificar a lista das teconologias submetidas à restrições ou à proibição de exportação.
Na modificação foram incluídas as tecnologias de inteligência artificial, da quais fazem parte a aplicação Tik Tok.
Segundo os analistas, para além de se ter transformado num caso de geopolítica, o futuro de Tik Tok, nos Estados Unidos, levanta igualmente questões de carácter económico e societal.
No mês de Agosto, a aplicação, plebiscitada pelos adolescentes, ultrapassou os dois mil milhões de descarregamentos no mundo inteiro e está agora implantada em mais de 200 países.