A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que todas as opções estão em aberto quanto à evolução das taxas de juro na reunião de setembro, após a pausa nos juros decidida hoje pela instituição.
“A questão do que faremos em setembro está em aberto e estamos determinados a agir com base nos dados que recebermos”, afirmou Lagarde, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de política monetária realizada hoje, na qual foi decidido manter as três taxas de juro diretoras nos níveis atuais.
A taxa das principais operações de refinanciamento mantém-se em 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,50% e a de facilidade permanente de depósito em 3,75%.
No comunicado divulgado após a reunião, o BCE sublinhou que vai manter as taxas de juro “em níveis suficientemente restritivos enquanto for necessário” para “assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%”.
Segundo o comunicado, o Conselho do BCE “continuará a seguir uma abordagem dependente dos dados e reunião a reunião”.
A decisão de manter as taxas de juro já era esperada, com os analistas a anteciparem uma nova descida das taxas de juro apenas na reunião de setembro.