25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sudão: Manifestantes voltam a sair às ruas do país

PARTILHAR

No Sudão, centenas de manifestantes voltaram a sair às ruas nesta sexta-feira, 1 de Julho, para protestar contra o poder militar que vigora no país desde o ano passado. Os sudaneses acusam o general Abdel Fatta al-Burhane, autor do golpe de Estado, de ter mergulhado o Sudão numa crise política e económica.

Centenas de sudaneses voltaram a sair às ruas, esta sexta-feira, desafiando a forte repressão do dia de ontem que fez pelo menos nove mortos, incluindo uma criança.

Nas ruas de Cartum e em outras outras cidades do país, os manifestantes voltaram a pedir a demissão de al-Burhane, ostentando fotografias das 113 vítimas que perderam a vida durante o golpe de Estado de 25 de Outubro de 2021.

O Sudão, um dos Estados mais pobres do mundo, vive uma onda de protestos contra o golpe de Estado perpetrado pelo general Abdel Fattah al-Burhane. Desde então, o país foi suspenso da União Africana e deixou de receber ajuda internacional e a população acusa al-Burhane de ter mergulhado o país numa crise política e económica.

O golpe de Estado acabou com a presença civil no poder, uma condição que havia sido estipulada durante as negociações para a transição democrática iniciada em 2019, depois de 30 anos de ditadura de Omar al Bashir.

O dia 30 de Junho é um dia importante para os sudaneses que assinalam o aniversário do golpe de Estado que provocou a queda ditador Omar al-Bashir e o início das manifestações de 2019 que levaram os generais a integrar os civis no poder.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Sudão: “A guerra mais esquecida do nosso tempo”

No extremo leste do Chade, mulheres com roupas coloridas tentam cozinhar numa fogueira improvisada, em frente às tendas dos...

Sudão retoma diálogo sem dar pausa nos combates

Os generais rivais do Sudão estão de volta à mesa de negociações na Arábia Saudita, mas os combates continuam...

Guerra no Sudão mata mais que dobro em Cartum do que mostram dados oficiais, segundo contagem independente

No início de maio, uma forte explosão abalou Shambat, um bairro ao norte de Cartum, capital do Sudão. Moradores...

Ataques e deslocamentos se espalham em Darfur, no Sudão

A força paramilitar que luta contra o Exército no Sudão assumiu o controle de uma cidade no Estado de...