27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sudão: Líder militar exige libertação de quatro ministros

PARTILHAR

No Sudão, quatro ministros do Governo derrubado no golpe de Estado de 25 de Outubro, foram hoje libertados, anunciou a televisão estatal daquele país.

De acordo com a televisão estatal sudanesa, os ministros libertados foram os da Cultura e Informação, da Comunicação e Digitalização, do Comércio e o da Juventude e Desporto.

Nesta senda permanecem detidos, os ministros dos Assuntos Presidenciais, da Indústria, o assessor de meios do ex-primeiro-ministro Abdalah Hamdok, e um membro do Conselho Soberano, que antes do golpe, era o órgão máximo do poder no processo de transição no Sudão.

Entretanto, ainda se encontram detidos outros dirigentes das Forças da Liberdade e da Mudança, uma aliança integrada por vários partidos políticos, associações e grupos civis que faziam parte do anterior executivo, criado após uma concertação com os miliares num processo de transição até à realização de eleições democráticas.

No dia 03 de Novembro, um assessor de Abdel-Fattah, anunciou, em entrevista à agência noticiosa espanhola EFE, que o general deveria libertar “nos próximos dias” os ministros do anterior governo e os políticos detidos após o golpe de Estado.

Por sua vez, o assessor de comunicação do novo homem-forte do Sudão, referiu, que continuariam detidos todos aqueles “contra os quais se confirmem acusações criminais”, nomeadamente, os que são acusados de corrupção pelos militares.

Porém, fontes do gabinete de Al-Burhan, revelaram no final da semana passada, que o general estava disposto a aceitar a formação de um novo Conselho de Ministros liderado por Hamdok.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Sudão: “A guerra mais esquecida do nosso tempo”

No extremo leste do Chade, mulheres com roupas coloridas tentam cozinhar numa fogueira improvisada, em frente às tendas dos...

Sudão retoma diálogo sem dar pausa nos combates

Os generais rivais do Sudão estão de volta à mesa de negociações na Arábia Saudita, mas os combates continuam...

Guerra no Sudão mata mais que dobro em Cartum do que mostram dados oficiais, segundo contagem independente

No início de maio, uma forte explosão abalou Shambat, um bairro ao norte de Cartum, capital do Sudão. Moradores...

Ataques e deslocamentos se espalham em Darfur, no Sudão

A força paramilitar que luta contra o Exército no Sudão assumiu o controle de uma cidade no Estado de...