27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

STP: Ministra da Justiça diz que não há favorecimentos na formação de juízes

PARTILHAR

A ministra São-tomense da Justiça, Ivete Lima, desqualificou, nesta sexta-feira (26), as críticas dos magistrados judiciais sobre favorecimentos em formações destinadas aos juízes em Portugal.

“Essas formações, realizadas em Portugal, são destinadas a quem já exerce a magistratura e não a pessoas que não terão nenhum contributo com essas formações, porque elas não estão no quadro da magistratura,” disse o sindicato de juízes liderado por Kótia Menezes.

Em resposta, a ministra Ivete Lima disse que “Portugal só nos garante vagas. Quem viajou para formação teve de custear as despesas com passagem e estadia”.

Entretanto, os Magistrados queixam-se de outras situações, por exemplo a falta de verba para o pagamento de subsídios de férias e natal e o corte de outras regalias, mas a ministra garante que o governo tem cumprido as suas obrigações e responsabiliza a administração dos tribunais.

Os critérios do concurso de promoção de dois juízes ao Supremo Tribunal de Justiça estiveram também em destaque entre as queixas apresentadas ao Presidente da República.

“Queremos que o Tribunal arrume a casa antes de promover os concursos, porque existem procedimentos que devem ser tomados em consideração e o tribunal há vários anos que não atualizou estes procedimentos”, disse Kótia Menezes.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

São Tomé acolhe conferência sobre mudanças inconstitucionais na África Central

Colocada sob o lema "quadros normativos e políticos para prevenir as mudanças inconstitucionais de governo e uma melhor gestão...

“Ex-colónias portuguesas são o próximo alvo da Rússia”. São Tomé assina acordo de cooperação militar com Moscovo (que pode não ficar por aqui)

No dia em que o Presidente da República sugeriu a um grupo de jornalistas estrangeiros que Portugal devia avançar...

São Tomé quer reparações de Portugal por colonização

O Governo são-tomense vai pedir a Portugal a reparação dos danos morais da colonização, disse à Lusa a ministra...

Falta de divisas impede operadores económicos são-tomenses de abastecerem o mercado

Operadores económicos são-tomenses dizem não conseguir abastecer o mercado devido à falta de divisas nos bancos comerciais e alguns...