A segunda jornada do campeonato português da primeira divisão de futebol encerra nesta segunda-feira 28 de Setembro com o jogo entre o Belenenses SAD e o Famalicão. No que diz respeito aos jogos que decorreram, os ditos «três grandes de Portugal»: o FC Porto, campeão 2019/2020, o Benfica, vice-campeão, e Sporting CP, venceram os respectivos jogos.
A temporada 2020/2021 da liga portuguesa começou da melhor maneira para os ditos “três grandes de Portugal” que arrecadaram os três pontos e já se posicionam nos lugares cimeiros da tabela classificativa.
FC Porto venceu dérbi portuense
O Futebol Clube do Porto venceu por 0-5 na deslocação ao terreno do Boavista no dérbi da cidade portuense.
Tudo acabou por ser resolvido durante a segunda parte, visto que no intervalo o empate mantinha-se sem golos.
Os dragões entraram forte e marcaram do início ao fim do segundo período visto que o primeiro tento foi aos 47 minutos e o último aos 90+2 minutos. Os golos foram marcados pelo avançado mexicano Jesús Corona (47’), pelo médio português Sérgio Oliveira (59’), pelo avançado maliano Moussa Marega (67’ e 71’), e pelo médio colombiano Luis Díaz aos 90+2 minutos.
O FC Porto venceu por 0-5 o Boavista e lidera o campeonato com 6 pontos e uma melhor diferença de golos do que o Benfica e o Santa Clara.
SL Benfica triunfou em casa
O vice-campeão, o Benfica, venceu por 2-0, no Estádio da Luz, o Moreirense. Os golos foram apontados pelo defesa português Rúben Dias, aos 20 minutos, e pelo avançado suíço Haris Seferović aos 80 minutos.
Um jogo que serviu de despedida para o capitão da equipa, Rúben Dias, que foi transferido para os ingleses do Manchester City por 68 milhões de euros.
Com este triunfo, o Sport Lisboa e Benfica acompanha o ritmo do FC Porto no campeonato português da primeira divisão de futebol, temporada 2020/2021.
Sporting CP inicia temporada a vencer
Os leoninos, que falharam a primeira jornada por causa de casos de Covid-19 no plantel e no do Gil Vicente, acabaram por realizar o seu primeiro jogo da temporada no terreno do Paços de Ferreira.
O Sporting CP acabou por vencer por 0-2 com golos apontados pelo avançado luso-cabo-verdiano Jovane Cabral aos 23 minutos de grande penalidade e pelo defesa uruguaio Sebastián Coates aos 63 minutos.
Três pontos importantes que permitem aos sportinguistas ocuparem o quinto lugar na classificação.
Santa Clara, a surpresa da liga portuguesa
A liderança do campeonato português é partilhada por FC Porto, SL Benfica… e Santa Clara. O clube dos Açores também venceu os dois primeiros encontros.
Na primeira jornada derrotou o Marítimo por 2-0, e na segunda acabou por vencer por 0-1 na deslocação ao terreno do Sporting de Braga.
De notar que Diogo Salomão, atleta luso-guineense, e Pierre Sagna, defesa senegalês, actuam no clube açoriano.
A terceira jornada do campeonato português inicia-se a 2 de Outubro com dois jogos: Vitória de Guimarães-Paços de Ferreira e Moreirense-Boavista.