De acordo com o director-geral do Hospital Municipal, Afonso Sabino, os pacientes, na sua maioria, apresentaram febres, tosse, irritação na garganta e dores de cabeça, sintomas semelhantes à Covid-19, mas descartou tratar-se dessa pandemia.
Em declarações esta terça-feira à imprensa, o médico disse ser uma virose, frisando que o hospital atende uma média diária de 15 a 20 casos.
Alertou os munícipes para a observância rigorosa das medidas de prevenção, como o uso de máscaras faciais em locais públicos, por se tratar de uma doença contagiosa.
Aconselhou, ainda, a abstenção na ingestão de líquidos frescos, para quem esta virose se verifica em quase todas as unidades sanitárias do país, nos últimos dias.
Com uma capacidade de 170 camas, o Hospital Municipal do Soyo funciona com 25 médicos e 115 enfermeiros. Presta serviços nas áreas de medicina geral, pediatria, maternidade, infecto-contagiosa, imagiologia, estomatologia, cirurgia, entre outros.
O município do Soyo tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, distribuídos por cinco comunas: Mangue Grande, Sumba, Pedra do Feitiço, Quêlo e Sede.