25 C
Loanda
Sábado, Outubro 5, 2024

Situação dos funcionários portugueses no estrangeiro depende da economia em Portugal

PARTILHAR
(ionline.pt) - portal de angola
(ionline.pt)

José Cesário atribuiu esta situação “difícil” ao facto de Portugal estar “realmente com grandes dificuldades para pagar salários mais altos ao nível da administração”

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse hoje, na Suíça, que a situação económica dos funcionários portugueses no estrangeiro depende da melhoria da economia portuguesa.

“O futuro dos funcionários no exterior melhorará se o futuro do país melhorar” disse à agência Lusa o secretário de Estado, que está em visita à Suíça.

Desde 2009, que os salários dos funcionários portugueses na Suíça têm vindo a diminuir o que levou, em 2011, estes trabalhadores e fazer uma greve de cinco semanas.

José Cesário atribuiu esta situação “difícil” ao facto de Portugal estar “realmente com grandes dificuldades para pagar salários mais altos ao nível da administração” reconhecendo que tal afeta não só os funcionários consulares mas também os professores.

Alguns funcionários encontram-se em situação de precariedade com salários inferiores ao nível de vida suíço, um dos mais elevados no mundo.

“Os salários mais baixos atingem 2.800 francos suíços (2.298 euros), um montante insuficiente para viver na Suíça” declarou hoje à Lusa a delegada do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) Ana Maria Cruz.

O ordenado mínimo para se viver na Suíça é, de acordo com os sindicatos, de 4.000 francos suíços (3.283 euros).

“Não podemos mais com esta situação (…). Se a economia portuguesa não melhorar, então a nossa situação nunca vai melhorar”, declarou à Lusa a delegada, que também se reuniu hoje com José Cesário.

Ana Maria Cruz disse à Lusa que, durante a reunião, “o secretário de Estado disse que tinha noção do problema, “mas que não podia prometer nada”.

“Há funcionários que estão em tribunal porque não podem pagar a renda. Isso não é bom para a imagem do país”, destacou a delegada sindical. (ionline.pt)

por Lusa

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Preço do petróleo dispara depois de Biden dizer que os EUA estão a discutir ataque israelita às instalações do Irão

O aumento dos preços do petróleo intensificou-se na quinta-feira depois de o presidente Biden ter sugerido que as autoridades...

Angola entre os países africanos produtores de petróleo que mobilizaram 45% do capital inicial do Banco Africano de Energia

Os países africanos produtores de petróleo que planeiam iniciar um Banco Africano de Energia (AEB) de 5 mil milhões...

Há 36 anos, a Alemanha Oriental e Ocidental reuniram-se após 45 anos de separação no rescaldo da Segunda Guerra Mundial

Dia 3 de outubro é o Dia da Unidade Alemã (“Tag der Deutschen Einheit”), celebrado anualmente para marcar a...

Centro Carter apresenta atas das eleições venezuelanas na OEA

O Centro Carter apresentou nesta quarta-feira (2) ante a OEA “atas originais” das eleições na Venezuela que “demonstram” a...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema