27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sindicatos querem parar Brasil e Moro passa a alvo da greve geral

PARTILHAR

DN | João Almeida Moreira | São Paulo

Centrais sindicais querem parar esta sexta-feira o país e organizar manifestações contra a reforma da previdência, o desemprego e os cortes na educação. Mas o ministro da justiça, por causa da “Vaza Jato”, tornou-se central nos protestos.

Uma greve geral contra um ministro da justiça. A coincidência de eventos na política brasileira pode tornar uma comum paralisação, acompanhada de manifestações, num protesto monumental contra Sérgio Moro. Os líderes de esquerda e os sindicalistas por trás da greve, suscitada à partida pelos efeitos da crise económica, acreditam que a divulgação de mensagens do ex-juiz da Operação Lava-Jato aumente a adesão.

A greve começou a ser preparada há meses, como de costume, tendo como base uma agenda sobretudo económica – a votação da reforma da previdência, prioridade do governo de Jair Bolsonaro e maior cavalo de batalha do ministro da economia Paulo Guedes, que afetará o sistema de aposentadoria da população, o crescimento do desemprego para números acima de 13 milhões, a paralisia da economia e até decisões ainda do consulado de Michel Temer.

LER MAIS

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Duas explosões na Praça dos 3 Poderes em Brasília causam esvaziamento do STF, diz tribunal

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que duas explosões foram ouvidas ao final da sessão desta quarta-feira nas proximidades...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...