O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, esta sexta-feira, em Havana, Cuba, que o índice de pobreza e a fome está a aumentar cada vez mais nos países em desenvolvimento, na sequência de crises globais.
Antonio Guterres fez essa referência na abertura oficial da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 77+China, que vai decorrer até sábado, onde Angola se faz representar pelo Presidente João Lourenço.
Na sua intervenção, o alto responsável da ONU referiu que, para além da pobreza e fome, regista-se o aumento dos preços dos produtos básicos e das dívidas públicas, associadas também aos frequentes desastres climáticos.
“Os sistemas e estruturas globais falharam. A conclusão é clara, o mundo está a falhar com os países em desenvolvimento”, lamentou.
Para mudar situação, António Guterres defendeu a necessidade de acções para garantir a boa governação, bem como a mobilização de recursos e dar prioridade ao desenvolvimento sustentável.
Nesta esteira, notou que é preciso uma acção global, que respeite a apropriação nacional para construir um sistema internacional em defesa dos direitos humanos.
“Isso exige que o G-77+China usem a sua voz para lutar por um mundo que funcione para todos”, exprimiu, defendendo que a tarefa começa com o próprio sistema multilateral.