25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

SG da ONU aponta aumento da pobreza e fome nos países em desenvolvimento

PARTILHAR

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, esta sexta-feira, em Havana, Cuba, que o índice de pobreza e a fome está a aumentar cada vez mais nos países em desenvolvimento, na sequência de crises globais.

Antonio Guterres fez essa referência na abertura oficial da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 77+China, que vai decorrer até sábado, onde Angola se faz representar pelo Presidente João Lourenço.

Na sua intervenção, o alto responsável da ONU referiu que, para além da pobreza e fome, regista-se o aumento dos preços dos produtos básicos e das dívidas públicas, associadas também aos frequentes desastres climáticos.

“Os sistemas e estruturas globais falharam. A conclusão é clara, o mundo está a falhar com os países em desenvolvimento”, lamentou.

Para mudar situação, António Guterres defendeu a necessidade de acções para garantir a boa governação, bem como a mobilização de recursos e dar prioridade ao desenvolvimento sustentável.

Nesta esteira, notou que é preciso uma acção global, que respeite a apropriação nacional para construir um sistema internacional em defesa dos direitos humanos.

“Isso exige que o G-77+China usem a sua voz para lutar por um mundo que funcione para todos”, exprimiu, defendendo que a tarefa começa com o próprio sistema multilateral.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

António Guterres considerado “persona non grata” e proibido de entrar em Israel

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, foi proibido de entrar em Israel devido à sua resposta ao bombardeamento do...

Gaza: comunidade internacional exige investigação a mortes de civis

Uma distribuição alimentar na Faixa de Gaza terminou com a morte de 110 palestinianos, segundo o ministério da saúde...

Secretário Geral da ONU condena ‘violações’ em Gaza e irrita ministro das Relações Exteriores israelita

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou, nesta terça-feira (24), no Conselho de Segurança, as "violações claras do direito...

Fome e aumento alarmante de casos de desnutrição no Bengo

No decurso do primeiro semestre deste ano, mais de 400 casos de desnutrição foram oficialmente registados no Hospital...