Angop
Seis mil metros cúbicos de água são necessários à cidade de Saurimo (Lunda Sul) para cobrir o défice de abastecimento aos habitantes informou, nesta terça-feira, o administrador para área técnica da empresa provincial de água e saneamento (EPAS), Eramos Martins.
Em declarações à imprensa, no final da visita de constatação, efectuada pelos deputados do MPLA, ao Centro de Captação, Tratamento e Distribuição de Água disse que em função do crescimento demográfico da cidade, os actuais 280 mil metros cúbicos de água não satisfazem a demanda.
Fez saber que a cidade de Saurimo conta com cinco mil e 120 ligações domiciliares, 102 furos de água e 40 chafarizes, que beneficiam cerca de 37 mil consumidores e sem avançar pormenores, disse estar em carteira o projecto de alargamento do Centro de Captação, Tratamento e Distribuição de Água, visando minimizar ou resolver o problema.
Por seu turno, o coordenador da delegação dos deputados do ciclo provincial da Lunda Sul, João Uganji, disse que os constrangimentos verificados serão levados à Assembleia Nacional e ao sector de tutela, no sentido de serem resolvidos.