25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sarcófago: Obras para construção da «última morada» de JES decorrem a ritmo acelerado

PARTILHAR

Envolta em incertezas a transladação do corpo do «Arquitecto da Paz», um dado assente pode-se avançar: a construção da «última morada» caso o Governo vença a briga judicial travada com a família de JES.

As obras para a construção de um sarcófago onde vai ser enterrado o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, decorrem a ritmo acelerado, constatou a equipa de reportagem do Novo Jornal.

Numa ronda ao referido espaço, que sita na zona da Praia do Bispo, por detrás do Memorial António Agostinho Neto, foi possível ver o movimento frenético de entrada e saída de camiões carregados de areia e burgau.

Num intervalo de uma semana, «a futura casa» do “Arquitecto da Paz” ganhou vida, saindo dum espaço dominado por uma imensidão de areia para o fluir de zonas pavimentadas e de tendas.

À entrada do perímetro, é visível o asfalto acabado de ser feito, que, segundo as fontes que falaram ao Novo Jornal, levou menos de um dia para terminar.

“Esse asfalto foi feito em um dia. Ontem??[terça-feira, 19], quando saí daqui deixei os homens a preparar o espaço. Hoje, já temos o asfalto terminado. O trabalho aqui não pára”, referiu a fonte, que desenvolve a sua actividade laboral na zona próxima ao espaço.

Outra fonte, um morador da zona, confidenciou que as obras no recinto ganharam forma dois dias depois da morte do ex-Presidente da República, que ocorreu numa sexta-feira, precisamente a 8 deste mês.

Ao atravessar o portão principal, com vestígios de pintura recente, abre-se a vista para o asfalto, que é o caminho aberto para o centro de tudo, a estrutura onde está a ser erguido o sarcófago, que já vai ganhando forma.

Nos preparos para a conclusão da «última morada» do ex-Chefe de Estado, vislumbram-se os blocos e armação que tomam conta do centro das atenções do espaço.

Logo à esquerda do portão principal está um leque de tendas, espaço reservado para as homenagens e último adeus ao ex-Presidente.

Pelo que observou a equipa de reportagem deste semanário, o cenário está todo montado para acolher o homem que liderou o País durante 38 anos.

Debaixo das tendas brancas «perfilam-se» um monte de cadeiras prontas a acolher aqueles que se deslocarem ao recinto para prestarem tributo a JES.

Num outro ângulo, é visível a presença de homens e máquinas na terraplanagem, espaço que deverá servir como parque de estacionamento.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Filhos de José Eduardo dos Santos não vão contestar arquivamento de processo judicial

Os filhos do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos não vão contestar o arquivamento, pela justiça espanhola, da...

Tribunal espanhol arquiva investigação sobre a morte de José Eduardo dos Santos

A Justiça espanhola arquivou a investigação sobre a morte do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, confirmando que se...

Homenagem pública marca início das exéquias de José Eduardo dos Santos

Uma homenagem pública, com acesso livre dos cidadãos, marcou este sábado, em Luanda, o início do programa oficial das...

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece qualidades de José Eduardo dos Santos

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, este sábado, a "marca” de José Eduardo dos Santos na...