Angop
A República Democrática de São Tomé e Príncipe em Angola está interessada nas potencialidades agro-pecuárias e turísticas da província do Huambo, factores essenciais para o reforço de geminação com alguns distritos do seu país, bem como para o aprofundamento dos laços de amizade e solidariedade.
Para materializar está intenção encontra-se desde hoje nesta cidade o embaixador daquele país em Angola, Carlos Gustavo dos Anjos.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com o vice-governador para o sector social e económico, José Cornélio, o diplomata sublinhou que o seu país possui potencialidades na agricultura e, nos últimos anos, tem apostado fortemente no turismo, daí a razão da deslocação ao Huambo para trocar impressões com as autoridades e empresários locais.
Explicou que, com esta visita pretende-se trabalhar na geminação dos distritos santomenses com a província do Huambo, que, por aquilo que se ouve, tem grandes potencialidades turísticas e agro-pecuárias benéficas para os dois países.
Durante o encontro, foi igualmente abordado o ponto de situação da abertura, ainda este ano, de um Consulado santomense na região, enquanto plataforma de apoio entre as duas comunidades, sobretudo, no tratamento de documentos migratórios e na facilitação das trocas comerciais.
Durante a sua estada de dois dias no planalto central, o diplomata efectuará igualmente uma visita ao projecto empresarial Aldeia Camela Amôes, no município do Cachiungo e, no seu regresso à cidade do Huambo, prevê manter um encontro com a comunidade santomense.
A comunidade de São Tomé e Príncipe em Angola está estimada em 20 mil habitantes, destes, 60 vivem na província do Huambo e estão enquadrados em distintos sectores.
As repúblicas de Angola e Democrática de São Tomé e Príncipe cooperam nos domínios políticos, diplomáticos e económico, além de partilharem relações a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesas (PALOP).