25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

SADC promete ajudar Moçambique a combater terroristas em Cabo Delgado

PARTILHAR
FONTE:DW

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) comprometeu-se a apoiar Moçambique no combate a grupos armados em Cabo Delgado, onde, pelo menos, 550 pessoas morreram devido às incursões registadas desde 2017.

A ‘troika’ do órgão de Política, Defesa e Segurança da comunidade sub-regional “comprometeu-se e instou os Estados-membros da SADC a apoiar o Governo de Moçambique na luta contra os grupos terroristas e armados que actuam em alguns distritos de Cabo Delgado”, lê-se numa nota emitida após uma reunião realizada na terça-feira (19.05) em Harare, capital do Zimbabwe.

A situação de insegurança em Cabo Delgado foi abordada pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, durante um encontro que juntou também os Presidentes Emmerson Mnangagwa (Zimbabué, que lidera o órgão), Mokgweetsi Masisi (Botswana, vice-presidente) e Edgar Lungu (Zâmbia, líder cessante).

“A ‘troika’ do órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC condenou veementemente os ataques armados e os actos de sabotagem perpetrados pelos terroristas e grupos armados em alguns distritos da província de Cabo Delgado”, lê-se ainda no comunicado.

162 mil pessoas afectadas pela violência

Cabo Delgado, região onde avançam mega projectos para a extracção de gás natural, vê-se a braços com ataques de grupos armados classificados como uma ameaça terrorista desde Outubro de 2017.

As autoridades moçambicanas contabilizam um total de 162 mil pessoas afectadas pela violência armada.

No final de Março, as vilas de Mocímboa da Praia e Quissanga foram invadidas por um grupo, que destruiu várias infraestruturas e içou a sua bandeira num quartel das Forças de Defesa e Segurança.

Na ocasião, num vídeo distribuído na Internet, um alegado militante ‘jihadista’ justificou os ataques de grupos armados no norte de Moçambique com o objectivo de impor uma lei islâmica na região.

Foi a primeira mensagem divulgada por supostos autores dos ataques que ocorrem desde Outubro de 2017 na província de Cabo Delgado, gravada numa das povoações que invadiram.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...