27 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Russos que protestavam contra a guerra na Ucrânia foram presos

PARTILHAR
FONTE:RFI

Na Rússia, mais de 250 pessoas que protestavam este domingo, 13 de Março, contra a operação militar russa na Ucrânia foram presas, informou a OVD-Info, uma ONG especializada em monitorizar protestos.

“Pelo menos 268 pessoas já foram presas em 23 cidades”, informou a ONG OVD-Info, especializada em monitorizar manifestações.

Os jornalistas da agência France-Presse afirmam que viram vários manifestantes serem detidos em Moscovo e São Petersburgo, a segunda maior cidade do país.

Em Moscovo, algumas dezenas de pessoas desafiaram a proibição de manifestar-se, reunindo-se na Praça Manege, perto do Kremlin. Pelo menos 30 manifestantes e um jornalista foram levados pela polícia, segundo a AFP.

Vários policiais desenharam a letra “Z” nos seus capacetes, um sinal de apoio aos soldados russos destacados na Ucrânia.

Em São Petersburgo, onde havia um forte aparato policial, os manifestantes tentaram ser mais discretos. Apesar da proibição, os manifestantes reúnem-se diariamente na Rússia para denunciar a intervenção militar na Ucrânia.

Desde a prisão, o líder da oposição russa Alexei Navalny apelou a protestos contra a guerra na Ucrânia em Moscovo e noutras cidades, para este domingo. Navalny acrescentou que “é preciso ir a comícios anti-guerra todos os fins-de-semana”, lembrando que o povo russo “é a espinha dorsal do movimento contra a guerra e a morte”.

A ONG russa OVD-Info contabilizou 13.908 detidos em manifestações na Rússia desde o início da ofensiva militar russa na Ucrânia.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

UE obterá empréstimo de 35 mil milhões de euros para a Ucrânia através de ativos congelados da Rússia

Ursula von der Leyen anunciou uma iniciativa de vários milhares de milhões para ajudar Kiev a tapar o buraco...

Segurança máxima na Suíça na conferência de paz para a Ucrânia

Manter a segurança de mais de 50 chefes de Estado e de Governo não é tarefa fácil. A Suíça...

Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

G7 fecha acordo de US$50 bilhões para apoiar a Ucrânia

Os líderes do Grupo dos Sete (G7) chegaram a um acordo nesta quinta-feira para fornecer 50 bilhões de dólares...