27 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Revolução dos Cravos: São-tomenses dizem que abriu caminho à independência das colónias

PARTILHAR

Em São Tomé e Príncipe, 48 anos após o 25 de Abril algumas personalidades que viveram a Revolução dos Cravos que deu impulso às independências das antigas colónias de Portugal em África.

O historiador Carlos Neves lembra que a autodeterminação de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde não era intencionalmente referida pelas autoridades portuguesas e que o golpe de 1974 abriu caminho dos Acordos de Argel, que determinaram as respectivas independências.

Apesar das dificuldades que o país enfrenta e de muitos sonhos não terem sido realizados, Neves reitera que “ao se pode dizer que continuar na situação colonial teria sido melhor”.

O escritor Albertino de Graça destaca a abertura de contactos entre Portugal e os movimentos de libertação nacional das antigas colónias.

O jornalista Maximino Carlos sublinha que Portugal é o “melhor parceiro estratégico na Europa e o exemplo maior é o acordo de paridade cambial, além de várias outras vantagens”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

Angola apoia reparações aos países vítimas do colonialismo

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, considerou, esta terça-feira,...

Após 50 anos, é preciso cumprir para com o povo – presidente do parlamento

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, defendeu hoje que, 50 anos após a...

Cabo Verde: PR pede respostas a problemas graves para evitar “consequências futuras eventualmente nefastas”

Apesar de haver "um mar de razões" para celebrar os 48 anos da Independência Nacional, José Maria Neves apelou...