27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Responsabilidade social das empresas em Angola

PARTILHAR

O papel das empresas no desenvolvimento do país e sua responsabilidade social foi ontem analisado, em Luanda, durante um seminário promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Embaixada e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Na abertura do seminário, o embaixador de Espanha em Angola, José Maria Bolibar, disse que as empresas são indispensáveis ao   desenvolvimento de um país, razão pela qual se devem preocupar tanto com o êxito e o crescimento do      negócio, quanto com a comunidade em que estão inseridas e é afectada pela sua actividade.
Para José Maria Bolibar, a responsabilidade social é o modo      como as empresas devem integrar as preocupações económicas, sociais, ambientais e outras da comunidade em que actuam, dentro do seu pacote de operações.
“É um conceito que tem grande importância para o êxito e crescimento de uma empresa a médio e longo prazo e quando ela pretende desenvolver a sua actividade de forma transparente e obter a cumplicidade das povoações”, considerou o diplomata espanhol. Por seu turno, o representante adjunto do PNUD em Angola, Olaf Juergensen, afirmou que as empresas, pelo seu conhecimento e capacidade produtiva, são fundamentais para a construção do desenvolvimento económico, que implica uma economia inclusiva, justa, solidária e sustentável.
A sustentabilidade, prosseguiu, refere-se ao sucesso da empresa no presente e futuro, algo que, por sua vez, está ligado ao seu compromisso com as questões económicas, sociais e ambientais.
Juergensen considerou ser necessário o envolvimento de todos os actores da cadeia de valores, nomeadamente os accionistas, funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades em redor, para que a sustentabilidade seja alcançada.
O seminário decorre sob o tema “O papel das empresas no desenvolvimento de Angola e a responsabilidade social corporativa” e    insere-se no Programa de Desenvolvimento Empresarial Sustentável para a redução da pobreza em Angola.
Trata-se de uma iniciativa do PNUD, financiada pelo AECID, com o objectivo de criar um sistema económico e comercial mais sustentável, inclusivo e abrangente aos sectores mais vulneráveis da sociedade.

 

 

 

Fonte: Jornal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...