A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viajará para Windsor esta manhã para manter conversas com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, com o objetivo de finalizar o acordo do Brexit para renovar o regime comercial da Irlanda do Norte e encerrar uma disputa amarga, anunciou o Financial Times.
Funcionários de ambos os lados disseram ao Financial Times que o acordo estava “basicamente lá”. Pessoas informadas sobre o acordo proposto disseram que ele teria mais de 100 páginas.
Excepto quaisquer contratempos de última hora, Sunak e von der Leyen darão uma entrevista colectiva antes que o primeiro-ministro vá à Câmara dos Comuns para uma declaração sobre o acordo. Sunak ainda precisa conquistar os deputados conservadores eurocéticos e o partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte.
Um acordo resolveria a disputa desde que o Reino Unido deixou o mercado único e a união aduaneira da UE em 2021 por meio de mudanças na implementação do protocolo da Irlanda do Norte, que estabelece o regime comercial da região e fazia parte do acordo Brexit finalizado por Boris Johnson, ex-primeiro ministro em 2019.
O acordo proposto visa não apenas dar garantias ao governo na Irlanda do Norte, mas também melhorar as relações do Reino Unido com a UE e os estados Unidos, que têm vindo a pressionar os dois lados para a assinatura do acordo.