À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador espanhol em Angola, Manuel Larrera Lobo, sem prestarem declarações.
Segundo o programa a que a ANGOP teve acesso, na terça-feira o Rei Felipe VI vai ao Memorial Dr. António Agostinho Neto para prestar homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
No mesmo dia, Felipe VI será recebido, no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
O programa, de acordo com o documento do MIREX, inclui uma sessão plenária na Assembleia Nacional e a participação num fórum empresarial Angola-Espanha.
As relações de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral, rubricado em Novembro de 1987.
No sector empresarial, a Espanha conta com mais de 60 empresas a operarem em Angola em diversos sectores, como da energia, banca, construção civil e da agricultura.
Dados oficiais indicam que o valor acumulado dos investimentos espanhóis em Angola atingiu 518 milhões de Euros (um euro equivale a pouco mais de Kz. 500.00), desde 2018.
Segundo os mesmos dados, em 2020, a Espanha exportou para Angola 87 milhões de Euros e importou bens no valor de 548 milhões, também de Euros.