Cento e vinte dois mil e 700 novas carteiras vão ser distribuídas, nos próximos dias, nos 12 municípios da província do Cuanza Sul, no quadro do programa do Executivo de melhoria das condições de acomodação dos alunos.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, à ANGOP, na cidade do Sumbe, pelo director provincial da Educação, José Alfredo Eduardo, adiantando que as carteiras, que já começaram a chegar ao Cuanza Sul, vão ser distribuídas em todas as escolas da região, com vista a minimizar o défice.
De acordo com o responsável, cada município vai criar a sua própria oficina para a montagem das carteiras, de modo a permitir que os gestores escolares possam fiscalizar a distribuição das mesmas.
“O objectivo é oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e contribuir na melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos. A entrega destas carteiras por parte do Ministério da Educação demonstra, mais uma vez, que o Executivo está comprometido com a melhoria das nossas escolas”, salientou.
Por sua vez, o secretário provincial do Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof) no Cuanza Sul, César Miguel, congratulou-se com o gesto do ministério de tutela, referindo que a distribuição das carteiras vai dar dignidade ao sistema de ensino, visto que muitos alunos assistem as aulas sentados no chão.
“Esperamos que o Executivo continue a investir no sector para a melhoria não só das condições de trabalho, mas também da qualidade do sistema de ensino, para que os alunos possam sair das escolas bem preparados”, acrescentou.
A província do Cuanza Sul conta com 405 escolas do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário.
No presente ano lectivo estão matriculados mais de 500 mil alunos, assegurados por 12 mil e 500 professores.
ANGOP