29 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ramaphosa pede a Putin solução pacífica para a Ucrânia

PARTILHAR

O Presidente da África do Sul declarou que o conflito na Ucrânia deve ser resolvido de forma pacífica, durante um encontro dos membros de uma missão de paz africana com o chefe do Kremlin, noticiou este sábado (29.07) a imprensa russa.

“Acreditamos que o restabelecimento da paz é do interesse da Humanidade, assim como da Rússia e da Ucrânia. O conflito deve ser resolvido pacificamente”, afirmou Cyril Ramaphosa ao Presidente russo, Vladimir Putin, durante a reunião realizada na sexta-feira no final dacimeira Rússia-África, divulgou a agência de notícias oficial russa TASS.

África, sublinhou, vive dificuldades devido ao conflito na Ucrânia, com aumentos dos preços dos alimentos e dos fertilizantes: “Estamos interessados em que [o conflito] tenha um fim rápido.”

Ramaphosa afirmou que o encontro com o Presidente russo deu continuidade à missão de paz africana que em junho passado visitou a Rússia e a Ucrânia.

“Queremos desempenhar um papel ativo na busca de maneiras de resolver a crise ucraniana […] e saber a sua reação às nossas propostas que foram delineadas na reunião anterior”, disse a Putin.

A iniciativa de paz dos Estados africanos consiste em 10 pontos, entre os quais a desescalada do conflito, o fim da guerra por meios diplomáticos, o reconhecimento das soberanias de acordo com a Carta da Organização das Nações Unidas, e as garantias de segurança e liberdades dos navios de cereais que navegam pelo mar Negro.

Putin disse à delegação africana que a Rússia nunca se recusou a negociar e sempre afirmou que está pronta para o diálogo.

“Ao mesmo tempo, e isso também é bem conhecido, as autoridades de Kiev estabeleceram um marco regulatório especial, incluindo um decreto emitido pelo Presidente da Ucrânia [Volodymyr Zelensky] proibindo as negociações”, disse Putin.

Portanto, acrescentou o Presidente russo, “a decisão está inteiramente com as autoridades ucranianas”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Preços do petróleo sobem com ataque a uma refinaria russa pela Ucrânia e redução dos stocks dos EUA

O petróleo subiu depois que os stocks dos Estados Unidos diminuíram pela primeira vez em sete semanas e um...

Estados Unidos preparam repressão a evasão de sanções petrolíferas à Rússia

Os Estados Unidos estão a preparar-se para reprimir a evasão às suas principais sanções à indústria petrolífera russa, numa...

Drone ucraniano atinge edifício administrativo em Kursk

Um drone ucraniano atingiu um edifício administrativo no centro de Kursk, na Rússia, anunciaram as autoridades russas. Há relatos...

Ucrânia afirma ter morto “altos comandantes” da marinha russa

"Altos comandantes" da marinha russa foram mortos ou ficaram feridos durante um ataque de Kiev contra o quartel-general da...