Quinze empresas cadastradas no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), na província da Lunda Sul, aguardam o financiamento bancário do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
O financiamento, que visa materializar o PRODESI, criado pelo Executivo em 2018, resulta dos memorandos rubricados entre o Ministério da Economia e Planeamento, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos comerciais.
Após a aprovação das cooperativas para o financiamento, segue-se a identificação das necessidades dos camponeses e depois a elaboração dos projectos por parte dos consultores do Ministério da Economia e ser remetidos aos bancos para o financiamento.
Segundo o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado na Lunda Sul, Celson Malolo, as 15 empresas seleccionadas para o financiamento fazem parte de um grupo de 50 cadastradas.
Conforme o responsável, às demais empresas cadastradas aguardam pela legalização dos processos, elaboração de projectos, estudo de viabilidade e aquisição de título de terra.
Celson Malolo disse que o gabinete está a trabalhar com os órgãos afins para se resolver o mais breve possível esta situação, para que as referidas empresas sejam seleccionadas para o financiamento.
Até à presente data, O Governo já desembolsou um total de AKz 143,6 mil milhões ao sector produtivo, tendo proporcionado a geração de aproximadamente 27 mil postos de trabalho directos.