Em reunião na tarde desta segunda-feira (4), o PT fechou apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. Em seguida, o partido anunciou a decisão aos demais partidos de oposição: PDT, PSB, PCdoB e Rede.
“O apoio a essa candidatura é centrado em torno de questões que para nós são fundamentais: a defesa intransigente à Constituição, aos instrumentos que garantem o seu funcionamento, à autonomia e independência do Poder Legislativo e a plataforma de preservação dos direitos que são fundamentais para a votação de matérias que tenham compromisso com o povo, a defesa da vacina”, afirmou o deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria na Câmara.
“Essa foi uma construção importante que nós da oposição fizemos e essa reunião que selou isso é a expressão fundamental da unidade das forças de oposição que marcham com a centro-direita para buscar o caminho de independência e enfrentamento das aleivosias do presidente da República”, acrescentou o petista.
Em contrapartida, o PT vai buscar uma vaga na direção da Câmara, de preferência o comando da Secretaria-Geral, o segundo mais importante. O Partidos dos Trabalhadores tem a maior bancada, com 53 deputados.
Com a adesão do PT, o grupo de apoio a Rossi, comandado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), soma 269 votos, de 11 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede.