26.6 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Protestos no Quénia aumentam de intensidade, há mortos e muita preocupação de governos ocidentais

PARTILHAR
FONTE:VOA

A polícia do Quénia disparou para dispersar milhares de manifestantes que tentavam invadir o Parlamento em Nairobi, nesta terça-feira, 25, em protesto contra o aumento dos impostos.

Pelo menos cinco manifestantes foram mortos e dezenas ficaram feridos, embora um paramédico tenha dito que pelo menos 10 pessoas tinham sido mortas a tiro.

Há ainda relatos de mais de 50 feridos.

“Queremos encerrar o parlamento e todos os deputados devem demitir-se”, disse à Reuters o manifestante Davis Tafari, que estava a tentar entrar no edifício.

O movimento “Ocupar o Parlamento” foi lançado nas redes sociais por jovens pouco depois da apresentação ao Parlamento, no passado dia 13, do projeto de orçamento para 2024-2025, que previa a introdução de novos impostos, incluindo um IVA de 16% sobre o pão e um imposto anual de 2,5% sobre os veículos privados.

Ante os protestos que acontecem em todo o país, o Governo anunciou que retiraria a maior parte das medidas, mas os manifestantes exigem a anulação dos aumentos.

Nos protestos de hoje, legisladores fugiram através de um túnel, enquanto os manifestantes permitiram que os legisladores da oposição que votaram contra o projeto de lei saíssem do edifício sitiado.

A Comissão de Direitos Humanos do Quénia partilhou um vídeo de agentes a disparar contra manifestantes e disse que eles devem ser responsabilizados.

Mais de uma dezena de países ocidentais, incluindo França e Alemanha, disseram estar “fortemente preocupados” com a violência no Quénia.

Numa declaração conjunta das suas representações diplomáticas, o Canadá, a Dinamarca, a Finlândia, a Alemanha, a Irlanda, os Países Baixos, a Estónia, a Noruega, a Suécia, a Roménia, o Reino Unido, a Bélgica e os Estados Unidos lamentam particularmente as mortes e feridos por armas de fogo que ocorreram em Nairóbi.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Confrontos em Maputo: 24 feridos em protestos violentos

Confrontos entre manifestantes e polícia em Maputo deixam 24 feridos, diz Hospital Central. Entre os internados, uma paciente está...