26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Proposta francesa para cessar-fogo entre Israel e Hamas tem apoio

PARTILHAR
FONTE:RFI

As hostilidades entre Israel e o Hamas palestiniano prosseguiram na noite de terça para quarta-feira, numa altura em que a França propõe ao conselho de segurança das Nações Unidas uma resolução, para estabelecer um cessar-fogo. Aliados de Israel, os Estados Unidos continuam a bloquear toda e qualquer declaração sobre ol conflito.

Com, em pano de fundo os confrontos entre Israel e o Hamas, marcados pelos bombardeamentos da força aérea israelita contra Gaza e pelos tiros de roquete dos militantes palestinianos, o Conselho de Segurança da ONU tenta desde há oito dias adoptar, sem consegui-lo, uma declaração sobre o conflito.

Aliados de Israel, os Estados Unidos continuam a bloquear toda e qualquer declaração sobre a nova guerra entre israelitas e o Hamas.

A França em coordenação com o Egipto e a Jordânia, apresentou no dia 18 de Maio uma resolução visando apelar ao cessar-fogo.

Vários países membros do Conselho de Segurança afirmam nao ter recebido o texto proposto pela França, mas uma fonte diplomática sublinhou que o documento é curto e simples.

Para além de um apelo ao fim das hostilidades, a proposta de Paris, pede igualmente que seja facilitado o acesso humanitário às populações que precisam de ajuda.

O embaixador Zhang Jun, cujo país, a China, preside actualmente o Conselho de Segurança,confirmou que, no decurso de uma reunião à porta fechada, o representante da França na ONU apresentou uma proposta, que é apoiada pelas autoridades de Pequim para a obtenção de um cessar-fogo.

Jun precisou também que o último texto da declaração proposta pela China, a Noruega e a Tunísia, rejeitado no dia 17 de Maio pelos Estados Unidos, permanece disponível para discussão no Conselho de Segurança.

Para além da China, a Rússia, de acordo com o seu embaixador na ONU, Dmitry Polyansky,estaria disposta a adoptar a resolução proposta pela França.

Em conversa telefónica, no dia 17 de Maio de 2021, durante a qual o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou pela primeira-vez o seu apoio à um cessar-fogo, o Primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu afirmou que o seu país prosseguirá as operações militares contra Gaza, até que a população israelita recupere a tranquilidade.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...