25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Professores. Cristas diz que descongelamento não interfere com Orçamento do Estado

PARTILHAR

RTP

Em conferência de imprensa na manhã desta sexta-feira, Assunção Cristas defendeu que o descongelamento da totalidade do tempo de serviço reivindicado pelos professores não irá prejudicar o Orçamento do Estado.

“O que foi aprovado ontem foram os nove anos, porque se o princípio é descongelar, então não aceitamos branquear o passado”, garantiu Cristas. “O CDS fez o que disse sempre que faria: ser justo com os professores”.

Cristas acusou o Governo de montar uma “fantochada” e de atuar com base na “desonestidade política e intelectual”, atirando areia para os olhos das pessoas e desinformando-as. “No CDS não aceitamos esta manipulação da verdade”, frisou.

“O que foi aprovado não aumenta num cêntimo que seja o encargo para o Orçamento. Não há, por isso, qualquer proposta irresponsável, como querem fazer querer”.

A líder do CDS-PP acusou também o Governo de ignorar o facto de o período inicial de congelamento das carreiras dos professores ter ocorrido sob o mando de um Governo socialista.

“Quanto ao tempo de congelamento, a proposta do Governo era considerar sete anos, ou seja, do tempo da Troika para cá, e esquecer que o primeiro período de congelamento foi entre 2005 e 2007, no Governo socialista de José Sócrates”.

Quanto à forma de pagamento dos nove anos, quatro meses e dois dias, Cristas assegura que este seria feito com base numa negociação que teria em conta vários fatores.

“Em relação à forma como pode ser pago esse período, nós temos sido cristalinos, de uma honestidade e de uma frontalidade ímpar desde o primeiro momento (…) queremos negociar com base no crescimento económico, nas aposentações, na avaliação dos professores e na carreira dos professores”

Se o CDS chegar a um futuro Governo, “vai fazer uma negociação muito séria e muito honesta com base nestes pontos”, garante.

A líder partidária desafiou ainda o Governo a apresentar uma moção de confiança. “Por nós CDS este Governo já tinha terminado há muito. Do nosso lado estamos sempre preparados para eleições”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angola “nunca” levantará a questão das reparações históricas, afirmou o Presidente da República durante a visita do Primeiro-ministro português

Durante a visita do Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, a Angola, o presidente angolano, João Lourenço, afirmou que "nunca...

Primeiro-ministro português visita Angola em Julho

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, realiza uma visita oficial a Angola no dia 23 de Julho próximo, anunciou...

Euro2024: Portugal sofre, mas vence Chéquia no fim

Portugal dominou a posse de bola e teve a maior parte das oportunidades de golo, mas foram os checos...

EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...