O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quinta-feira, Manuel Homem, ministro do Interior, em substituição de Eugénio Laborinho.
Em outro decreto, o Chefe de Estado nomeou Luís Manuel da Fonseca Nunes, governador da província de Luanda, deixando de ocupar o mesmo cargo na província de Benguela, para o qual foi nomeado Manuel Nunes Júnior.
O Presidente da República exonerou também José Paulino Cunha da Silva, do cargo de Secretário de Estado para o Interior, e Carlos Armando Albino, do cargo de Secretário de Estado para o Asseguramento Técnico.
Novo ministro do Interior
Manuel Homem nasceu aos 24 de Novembro de 1979, na província Cabinda.
Licenciado em Engenharia Informática de Sistemas pela Universidade Privada de Angola UPRA, é mestre em Redes e Sistemas Informáticos, para além de possuir formação especializada (MBA) em Gestão de Projectos.
Professor de Informática e consultor de tecnologias de informação e comunicação, exerceu (2010/2011) as funções de Coordenador do Grupo Técnico da Uniformização dos Sistemas de Informação, Infraestruturas Tecnológicas, Sistemas de Gestão de Base de Dados e Serviços do Administração Pública.
É igualmente docente Universitário do Curso de Engenharia Informática nas Especialidades de Redes de Computadores, Administração de Redes e Sistemas Informáticos, Bases de Dados e Sistemas de Informação, nas Universidades Lusíadas de Angola – ULA e Privada de Angola – UPRA.
De 2010 a 2013, foi membro da Comissão de Implementação do Projecto da Governação Electrónica e Rede Privativa do Estado (CIEGOV), tendo também exercido, entre 2013 a 2016, os cargos director geral do Centro Nacional das Tecnologias de Informação e de director geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI)
Foi igualmente secretário de Estado para Tecnologias de Informação (2017/2020) e Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (2020/2022), altura em que é nomeado governador de Luanda.
Fala, para além do português, o inglês.ART